Política

MPLA busca na Namíbia reforço da cooperação com a SWAPO

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, efectua, desde domingo, uma visita de trabalho a Windhoek, República da Namíbia, a convite do partido namibiano SWAPO.

06/05/2024  Última atualização 09H53
Luísa Damião foi recebida pela ministra junto da Presidência da Namíbia, Christine Hoebes © Fotografia por: Edições Novembro

À chegada, foi recebida pela ministra junto da Presidência da Namíbia, Christine Hoebes, pela embaixadora de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial, e o embaixador daquele país em Angola, Patrick Nandago, respectivamente.

Na capital namibiana, Luísa Damião tem agendado vários encontros com altas figuras da SWAPO, devendo reunir-se com a vice-presidente da SWAPO-Organização do Povo do Sudoeste Africano e da República da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, no âmbito do reforço da relação já existente e de longos anos entre o MPLA e o partido no poder na Namíbia.

A vice-presidente do MPLA vai, ainda, no âmbito da visita de seis dias, manter um encontro de cortesia com o Presidente da República da Namíbia, Nangolo Mbumba.

Luísa Damião chefia uma delegação que integra o secretário do Bureau Político para Relações Internacionais, Manuel Augusto, a secretária do Bureau Político para Política Social, Maricel Capama, a secretária-geral da OMA, Joana Tomás e o primeiro secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos.

Desde a luta de libertação dos povos de Angola e da Namíbia, iniciada nos anos 60 e que culminou com a proclamação da Independência de Angola, em 1975, e da Namíbia, em 1990, que o MPLA e a SWAPO mantêm uma estreita relação de cooperação.

Deve merecer, igualmente, destaque durante a visita de trabalho de Luísa Damião, a revitalização da estrutura do MPLA, o desenvolvimento económico na implementação de políticas para criação de emprego para os dois povos, especialmente os jovens, a importância de transmitir e ensinar aos jovens sobre as ideologias e a história dos partidos revolucionários/tradicionais dos dois países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política