Opinião

19/05/2024 Última atualização 10H32
Opinião

Os Pilares Invisíveis de um Casamento

Numa tarde de reflexão, enquanto observava casais passeando pela praça ensolarada, perguntei-me sobre o que realmente sustenta um casamento ao longo dos anos. Entre o amor e o conhecimento, qual seria o alicerce mais forte para manter duas pessoas unidas?

19/05/2024 Última atualização 10H31
Opinião

Dezoito versículos em minha defesa

1.Nem mesmo quando passei da emoção à razão e decidi cabalmente amar o piano, a vida me soou ritmada demais.

19/05/2024 Última atualização 10H28
Opinião

Um Amor de Gigantes 26 anos depois!*

A 22 de Dezembro de 1998, tive o privilégio de publicar neste jornal uma crónica de 500 palavras com o título “Amor de Gigantes”, a propósito de um workshop sobre a Saúde e a Comunicação Social nos PALOP e na Guiné-Equatorial, que decorreu na pitoresca cidade de Maputo, por iniciativa do Escritório Regional Africano da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para quem se lembra, a comunicação social estava na moda e os “Quinhentos” também.

19/05/2024 Última atualização 10H27
Opinião

Como tirar Paquito da enrascada?

Como fazer entender ao Paquito que estava casado com uma “Dalila”? Como lhe dizer que estava numa enrascada, numa relação tóxica? Os amigos olhavam para o companheiro sem saber por onde começar a conversa

19/05/2024 Última atualização 10H21
Opinião

Desigualdade, meritocracia e o difícil consenso entre vencedores e perdedores

A razão pública e o bem comum em sociedades sobrecarregadas como a angolana: desigualdade, meritocracia e o desafio de alcançar um consenso sobreposto entre vencedores e perdedores

19/05/2024 Última atualização 10H18
Opinião

Um olhar à criminalidade

Era um sábado de Cacimbo de 2013, quando me mudei para cá. Tive os dias mais alegres daquele ano. Ah! Nunca mais me esqueço daquele ano. Os 86 quilómetros de distância percorridos por estrada, diariamente, na ida e volta, nunca foram, para mim, um obstáculo.

19/05/2024 Última atualização 10H16
Opinião

Leo Strauss, clássicos ocidentais e discípulos

Ao longo das duas últimas décadas me tinha tornado assíduo leitor da revista norte-americana “Foreign Affairs”. As releituras de alguns exemplares da colecção, com a necessária distância temporal, têm permitido uma serena compreensão da influência produzida por uma certa filosofia política que tem a sua origem no espaço académico das universidades dos Estados Unidos da América. Os artigos e as entrevistas dos discípulos do filósofo Leo Strauss(1899-1973), revelam-se hoje como peças que contribuíram para um estado do mundo em chamas. Por isso, trago à conversa as ideias deste filósofo germano-americano e de seus discípulos. Trata-se de um tópico que mobiliza a minha atenção, há cerca de sete anos, na leccionação de Estudo das Civilizações cuja introdução passa pela leitura do “Choque de Civilizações”, do cientista político norte-amercano Samuel Huntington (1927-2008)

19/05/2024 Última atualização 10H14
Opinião

Perdidos no Dubai

Desde a sua primeira ida, há já bons pares de anos, que Mangodinho se negava em contar as suas peripécias nos Emirados. Hábil inventor e contador de cenas, de sua boca já saíram das mais ousadas às mais arrojadas narrativas, umas verdadeiras, umas de ouvir contar e outras ainda paridas pela sua fecunda imaginação de filósofo de aldeia rural, mas nunca se atreveu a contar ou escrever sobre a vida nos Emirados.

19/05/2024 Última atualização 07H27
Opinião

Qualificações baseadas em competências

O actual quadro de prioridades em matéria de elevação das qualificações escolares e profissionais da população jovem e adulta angolana, enquadradas pela iniciativa do estabelecimento do Sistema Nacional de Qualificações de Angola, implica a definição de medidas e a criação de instrumentos que favorecem o cumprimento de três objectivos primordiais que são:

19/05/2024 Última atualização 07H26
Opinião

O poliglota e a sua aglutinação na plataforma turística

A riqueza da civilização humana é evidenciada pela existência de diversos idiomas(sobretudo a língua materna), cuja contextualização em qualquer geografia, radica na sua funçãohistórica para a formação da identidade socio cultural,que se consubstancia na inter relação entre os povos e os Estados.

19/05/2024 Última atualização 07H24
Opinião

Maior dinâmica no sector do turismo

O Presidente da República inaugurou a nova sede do Parque Nacional do Iona, ontem, no município do Tômbwa, na província do Namibe. A infra-estrutura é considerada uma das maiores do género em Angola e em África.

18/05/2024 Última atualização 12H45
Opinião

A vez do Morro do Moco

A ligação mais frequente entre as províncias de Luanda e do Huambo é feita por via da Estrada Nacional (EN) número 120, uma rodovia que cruza as margens Norte e Sul do rio Kwanza e constitui um regalo para quem trafega na referida rota, exposto a inúmeras maravilhas que a paisagem natural proporciona.