Política

Crescimento do Lóvua motiva a prosseguir com a nova DPA

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

Os níveis de crescimento da antiga comuna do Lóvua, na província da Lunda-Norte, que há nove anos ascendeu à categoria de município, motiva o Executivo a prosseguir com o processo de transformação de outras localidades, no quadro da nova Divisão Político-Administrativa (DPA), com vista à redução das assimetrias regionais no país.

08/05/2024  Última atualização 09H00
Ministro da Administração do Território cumpre jornada de campo © Fotografia por: Benjamin Cândido | edições novembro

 A afirmação é do ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, quando prestava declarações aos jornalistas, à margem da visita de trabalho de três dias que efectuou à Lunda-Norte, onde avaliou o grau de execução física das obras dos complexos residenciais administrativos autárquicos, em construção nos municípios de Caungula, Lóvua, Cambulo e Lucapa.

 Dionísio da Fonseca referiu que o desenvolvimento económico e social que o Lóvua regista possibilita a criação de condições para a elevação de outras 161 unidades territoriais do país à categoria de município.

 "Esse tipo de desenvolvimento que o município foi conhecendo motiva-nos a fazer a transformação de outras localidades, com a elevação de 161 unidades territoriais à categoria de município, no quadro da Nova Divisão Político-Administrativa”, esclareceu.

 A DPA, segundo o ministro, visa, essencialmente, responder aos objectivos de desenvolvimento traçados pelo Executivo, sobretudo na criação de condições para a requalificação urbana, expansão e gestão das infra-estruturas e sistemas de suporte.

O Lóvua registou um crescimento significativo, assegurou Dionísio da Fonseca, destacando a construção de infra-estruturas de impacto social destinadas à melhoria da qualidade de vida das populações locais.

 O município completou, segunda-feira, nove anos, desde a sua elevação a município, a 6 de Maio de 2015. Sobre a data, o ministro da Administração do Território reconheceu que "pelo que é dado a ver, o balanço que se pode fazer é que a circunscrição cresceu substancialmente”.

 O ministro destacou as acções desenvolvidas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e outros que, na sua óptica, estão a impulsionar o desenvolvimento económico e social da localidade.

 Acompanhado da governadora provincial da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho, Dionísio da Fonseca constatou, também, a execução das obras de reabilitação e ampliação do Hospital Municipal do Lóvua, incluindo a situação da falta de apetrechamento do complexo escolar de 12 salas de aula, este último construído no âmbito da linha de financiamento dos Eurobonds.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política